Interrelação entre Rotas Metabólicas

Ao longo de exercícios físicos diferentes, a dinâmica de liberação de energia também difere, pois em cada um deles a utilização dos sistemas de creatina-fosfato, glicólise, lipólise e proteólise, para ressíntese de ATP, ocorre em proporções diferentes. 

A intensidade dos exercícios pode ser medida de duas formas: 
•   Absoluta – é expressa em grandezas físicas, como km/h, Watt, N.m e kg. 
• Relativa – expressa, em porcentagem, quanto uma intensidade absoluta representa, fisiologicamente, para o indivíduo em determinada atividade física.

Liberação de energia x tempo


Dependendo do tempo de duração da atividade física, na intensidade relativa máxima, muda-se a rota metabólica principal do organismo. Até aproximadamente 20 segundos, a rota principal é a da creatina fosfato, tendo também contribuição importante da glicólise anaeróbia e, menos substancialmente, das rotas aeróbias. Em atividades mais prolongadas, em torno de 3 minutos, sistema de creatina fosfato perde importância, tendo uma predominância do metabolismo glicolítico, seguido do sistema aeróbio. Em maiores durações de exercício, o metabolismo aeróbio se torna a principal fonte de energia. 
Tal mensuração, normalmente, é utilizada para direcionar o treino de atletas, mas também é importante para identificar a rota metabólica predominante na prática de exercícios por indivíduos normais.

A via aeróbia, presente no gráfico acima, é composta pelo metabolismo glicolítico e o lipolítico:





Até 20 minutos de exercício, a principal via de fornecimento de energia dentro do sistema aeróbio é a glicólise, havendo também uma contribuição da lipólise. E, em tempos mais prolongados de atividade, ainda a 100%, o principal sistema utilizado é a lipólise, com menor contribuição glicolítica. 

Em outras palavras, o corpo possui sistemas mais capazes de gerar energia, e outros mais potentes, que podem disponibilizar energia de forma mais veloz. Há uma relação inversamente proporcional, em que o mais potente é o menos capaz, e o com maior capacidade possui menor potência. A via metabólica capaz de gerar energia de forma mais rápida é a da creatina fosfato, seguida pela glicólise anaeróbia, glicólise aeróbia e lipólise sendo a mais lenta. Porém, a rota capaz de gerar maior quantidade de ATP é a lipólise, utilizada em exercícios de maior duração e menor intensidade. Veja o esquema abaixo:





Essa relação se dá pelos sistemas mais eficientes na produção de energia serem também os mais complexos, dependendo de diversas enzimas, tendo sua rota ocorrida tanto no citosol quanto na mitocôndria, havendo maior necessidade de tempo nesse processo. 

Em duas sessões de exercício, uma com duração de 1 hora e outra de 15 minutos, ambas com gasto de 300kcal, qual proporciona maior emagrecimento?


Ambas emagrecem igualmente. Durante a sessão mais longa, há predomínio de lipólise e, posteriormente, de glicólise. Na sessão mais curta, há predomínio de glicólise durante o exercício, e de lipólise após este, a fim de diminuir a glicólise para reconstituir as reservas de glicogênio muscular.


Um comentário:

  1. Srs,
    Gostaria de uma autorização para usar a primeira imagem desta matéria (Liberação de energia x tempo) em um artigo científico que estou a escrever.
    Obrigado.

    ResponderExcluir