Lactacidemia

Concentração de lactato durante um teste de carga progressiva


O gráfico acima apresenta as curvas de concentração, produção e metabolização de lactato: 

A concentração se mantém constante no início do teste, com baixa carga de trabalho, pois as taxas de produção e de metabolização aumentam na mesma proporção. A partir de certa carga, correspondente ao primeiro limiar de lactato, a concentração começa a subir e, em uma carga mais alta, relativa ao segundo limiar, a concentração aumenta mais rapidamente. 

A produção aumenta desde o início do teste e, a partir do primeiro limiar, passa a aumentar em maior proporção, pois os MCTs – que transportam piruvato para dentro da mitocôndria – estão saturados. Assim, a concentração de lactato aumenta no citoplasma. 

A metabolização aumenta até o segundo limiar; depois a capacidade de remoção de lactato do sistema atinge seu máximo, assim como o VO2 e, consequentemente, a capacidade de oxidação de lactato – sua principal forma de metabolização (70%).

Zonas de treinamento


  Intensidade sub-aeróbia: antes do primeiro limiar, a intensidade é insuficiente para induzir adaptação. Para gerar fenômeno adaptativo, é preciso estressar o sistema, trabalhando-se acima do primeiro limiar de lactato. 
• Estresse aeróbio extensivo: corresponde a intensidades acima do primeiro limiar, constituindo um exercício aeróbio de baixa intensidade e longa duração. Induz adaptações musculares, como aumento da densidade mitocondrial, da atividade enzimática oxidativa e da capilarização, melhorando o metabolismo do músculo esquelético. 
•  Estresse aeróbio intensivo: corresponde a intensidades próximas ao segundo limiar. Provoca adaptações cardiovasculares, diminuindo a frequência cardíaca e aumentando a capacidade vasodilatadora. 
•  Treinamento anaeróbio: são intensidades maiores do que o segundo limiar. Induz aumento da massa muscular, tolerância à acidose, resistência à intensidade e aumento das reservas tamponantes musculares. 

Deslocamento da curva de lactato x condição física 


Quanto melhor a condição física do indivíduo, mais a curva é deslocada para a direita. Intensidades diferentes representam condições distintas entre os sujeitos, de acordo com a zona de treinamento em que se encontram. 


Para um indivíduo com boa condição física - representado pelo atleta, no gráfico acima -, o VO2 não é alterado significativamente com o treinamento, já os limiares de lactato poderão ser deslocados para a direita. Ainda assim, é possível que somente um limiar seja deslocado, dependendo do tipo de treinamento realizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário