Alongamento e Flexibilidade

Flexibilidade 

É uma valência física relacionada com a capacidade de realização de movimento em amplitude. Portanto, quanto maior amplitude de movimento, maior será a flexibilidade da articulação. A flexibilidade é específica por articulação, podendo o indivíduo ser flexível em uma articulação e rígido em outra. A flexibilidade depende dos seguintes fatores: 

Mobilidade articular: corresponde ao grau de mobilidade da articulação. Ela depende das estruturas que envolvem a articulação, como ossos, ligamentos e líquido sinovial. 

É possível treinar a mobilidade articular? Sim, na infância, porque ainda não há plena calcificação das epífises ósseas, permitindo remodelagem óssea. Para evitar instabilidade articular, também é preciso realizar treino de força, que deve ser mantido por toda a vida. 

Elasticidade muscular: é a capacidade do músculo de ser deformado (distendido ou comprimido) e de voltar à sua posição original. Essa elasticidade depende da estrutura do músculo, em relação à organização dos seus sarcômeros – se o músculo possui mais sarcômeros em série, é mais elástico; se possui mais sarcômeros em paralelo, é mais encurtado – e da viscosidade do sarcoplasma – que diminui com o aquecimento muscular, aumentando a elasticidade. 

Uma dúvida frequente é se o treino de força diminui a elasticidade muscular. Um treino bem feito não a altera, já um treino mal feito, no qual os movimentos não são realizados até a amplitude máxima, diminui a elasticidade do músculo, pois gera mais sarcômeros em paralelo e diminui os em série. 

Massa muscular e adiposa: pode interferir na flexibilidade, alterando a amplitude do movimento articular. Por exemplo, um músculo hipertrofiado representa um impedimento mecânico para a aproximação de segmentos. 

Elasticidade da pele: a pele, se pouco elástica, pode limitar a flexibilidade, pois limita a amplitude de movimento. 


Alongamento

Os exercícios de alongamento podem ser utilizados para treinar flexibilidade, promover aquecimento muscular e relaxamento muscular

Técnicas de alongamento

Balístico: o indivíduo assume uma posição e realiza insistências repetidamente. Em cada insistência, os grupamentos musculares a serem alongados estiram, estimulando o fuso muscular e ativando o reflexo miotático, provocando a contração dos músculos estirados. 


Fonte: x

Estático: pode ser realizado ativa ou passivamente, pela manutenção de uma posição. O estiramento do músculo ativa o reflexo miotático, gerando uma contração isométrica, que aumenta a tensão muscular. Esse aumento de tensão estimula o Órgão Tendinoso de Golgi e ativa o reflexo miotático inverso, levando ao relaxamento progressivo do músculo. Com o passar do tempo mantendo a posição, o reflexo miotático inverso predomina, aumentando o relaxamento muscular. 




Fonte: x 

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva: a contração isométrica do músculo a ser alongado inibe o reflexo miotático e, pelo aumento de tensão, ativa o reflexo miotático inverso, relaxando a musculatura.



Fonte: x 

Utilização das técnicas de alongamento

Para treinamento de flexibilidade, utilizam-se todas as técnicas de alongamento, adequando-as em cada situação. No ballet, por exemplo, como são feitos gestos de grande amplitude e velocidade, usa-se o alongamento balístico. 
Para aquecimento muscular antes da realização de exercícios, são indicados os alongamentos estático e balístico. Primeiramente, usa-se o estático e, próximo ao início do exercício, o balístico. Porém, o alongamento estático em excesso, pré-exercício, diminui a potência muscular. 
E para o relaxamento muscular, é utilizado o alongamento estático, mas também se pode utilizar o balístico com baixa intensidade.


7 comentários:

  1. Há alguma forma de ajudar minha filha de 9 anos a ganhar mais mobilidade em casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kitty!

      Além de procurar adotar uma boa postura na realização das atividades diárias, como sentar para estudar ou usar o computador, é importante realizar intervalos, levantar por alguns minutos e mudar de posição. Nesses momentos, é possível executar uma sequência de alongamentos estáticos, os quais podem ser incorporados na rotina de sua filha.
      Nesse post há uma figura exemplificando alguns desses alongamentos, em que cada posição deve ser mantida por 30 segundos: http://4.bp.blogspot.com/-UKIDPHD1ECQ/UYbU8W-l79I/AAAAAAAAAQg/f5TRlvLHgy0/s1600/estatico.png

      Obrigada pela visita, estamos à disposição para esclarecer outras possíveis dúvidas!

      Excluir
    2. Adorei tudo que foi abordado, me ajudou muito. Gostaria de saber a referência, pois sou aluno de Educação Física, e irei apresentar falando sobre o tema. Desde-já agradeço.

      Excluir
    3. que nojo prefiro comer doritos

      Excluir
    4. muito boa pergunta, na verdade da sim pois a muitas pessoas que
      fazem caseiramente seus exercícios entao sim e possivel fazer isso

      Excluir
  2. Adorei os conteúdos, vou ficar acompanhando. Bjs.

    ResponderExcluir