Criança e Idoso

Criança


VO2 com teste de incremento de carga: 



Crianças possuem o mesmo padrão de resposta ao incremento de carga do que adultos, mas o défict de O2, e o EPOC são menores. Isso significa que a resposta oxidativa de crianças é melhor do que a de adultos. O auge do potencial aeróbio é em torno de 20 anos de idade. 


Crianças acumulam pouco lactato, indicando a pouca utilização do metabolismo anaeróbio lático.


A baixa atividade da PFK (fosfofrutoquinase) também aponta a baixa atividade glicolítica na infância.


A LDH converte piruvato em lactato; crianças formam menos lactato, tendo baixa capacidade anaeróbia. Como não têm boa atividade glicolítica anaeróbia, a resposta aeróbia é acelerada. Assim, crianças realizam atividades de baixa intensidade e longa duração - ativando a via aeróbia lipolítica - ou de alta intensidade e baixa duração - ativando a via ATP-CP. 

Treinamento de alta intensidade em crianças

O treinamento provoca microlesões, que são superadas. Quando o indivíduo entra na puberdade, seu organismo se encontra degradado por tais microlesões provocadas na infância, o que aumenta o risco de sofrer lesões.

VO2 máximo e maturação

VOmáximo absoluto:



Meninos tem um aumento mais acelerado de VOmáximo no estirão puberal, devido ao aumento da massa muscular.

VOmáximo relativo:


A partir da puberdade, ocorre aumento da massa adiposa das meninas, de forma que o VOmáximo diminua quando relativizado pela massa.

Idoso


Com o envelhecimento, ocorre queda do VOmáximo de cerca de 7 ml.kg-1.min-1 por década, graças ao processo de sarcopenia, em que há perda progressiva de sarcômeros. Há perda de fibras do tipo II, levando à perda de potência muscular no envelhecimento. Por isso, o treinamento de força é recomendado para idosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário